Descobri que sou egoísta. Egoísmo assim sem tamanho, camuflado numa garota que cede seu lugar aos velhinhos no metrô, que paga a...

E onde termina a história da escritora...

Por | 15:32
          Descobri que sou egoísta. Egoísmo assim sem tamanho, camuflado numa garota que cede seu lugar aos velhinhos no metrô, que paga a passagem da menina sem troco, que sorri ao órfão de carinho, que acredita no pobre coitado e mais doa do que recebe. Assim demonstrei ser. Mas um texto, escrito por uma pessoa que sempre me conheceu mais que a mim mesma, sobre meu egoísmo me fez perceber a verdade, despertando-me da ilusão que criei. Que texto? Que pessoa? Me pergunte! Sou egoísta, não há como negar.

          De tão egoísta, mostrei-me eternamente caçula na família, mesmo tendo uma irmã e primos mais novos. De tão egoísta, mostrei-me a melhor aluna da escola, daquelas a quem as professoras sentem falta quando o ano chega ao fim, cumprimentam nos corredores, mesmo depois de tantos anos e usam como exemplo para os demais alunos. De tão egoísta cresci obedecendo meus pais, para tornar-me seu orgulho e admiração, sobrepondo-me aos demais filhos.

          Atuei durante vinte anos. Aos fracos mostrei-me forte, para que eu pudesse ser o centro de suas atenções. Aos fortes, mostrei-me fraca, para que estes se apiedassem de minha insignificante existência. Aos boêmios mostrei-me aventureira, para que estes me vissem com certo deslumbramento. Como construção de personalidade, mostrei-me culta, aos politicamente corretos. Aos cinéfilos mostrei-me critica extrema de clássicos e modernos filmes de nossa historia. Aos leitores, fui escritora sensível e criativa.

          Fraude inútil e pouco interessante. Conquistei corações para com eles brincar. Arranhei a garganta do silêncio para fazer-lhe gritar meu nome aos mares. Todos os sete me ignoraram. Meu egoísmo foi inútil. Ainda assim insisti e declarei meu amor às pessoas boas. Egoísmo este meu que nem me permitiu compreender que cada uma delas possuía seus problemas, suas vidas, seus amores...

          Minha família cresceu tanto que poucos se lembram de meu nome. Meus primeiros professores já se aposentaram e os atuais ignoram minha existência. Meus pais já se decepcionaram. Os fracos se fortificaram, os fortes já não sentem mais pena. Os boêmios pagaram a conta e os corretos se perderam. Os cinéfilos não vão mais ao cinema, e os leitores estão com as vistas cansadas. Aqueles que conquistei me chamam de egoísta, e aos que me conquistaram, agora peço perdão.

          De tão egoísta, estou sozinha, num quarto que não é meu, numa cama dura, lençol fino, papéis rabiscados e roupas espalhadas pelo chão. De tão egoísta, reli todo o texto desta postagem inútil e percebi que me sobra egoísmo, me falta humildade.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial